Atividade física e Varizes: da Caminhada ao Crossfit

Tempo de leitura: 6 minutos

Quantos de nós já ouvimos falar que pessoas com varizes não podem fazer atividade física, não podem subir escadas, não podem pular cordas, não podem correr… e levantar peso nem se fala, pois pode acabar com uma “veia quebrada”?

Neste artigo vamos desmistificar essas questões, esclarecer o que é verdade e o que é mito, além de  comentar um pouco cada uma das principais atividades para acabar de vez com essa dúvida.

Atividade física e varizes

Sabemos que o sedentarismo é um fator de risco importante para o surgimento das temidas varizes.

Permanecer longos períodos de tempo na mesma posição (sentado ou de pé) reduz o bombeamento do sangue das pernas para o coração, tornando as veias sobrecarregadas e dilatadas.

Com o sendentarismo (falta de atividade física) temos um enfraquecimento da musculatura, especialmente da panturrilha (a “batata da perna”), esse músculo ajuda no retorno do sangue das veias ao coração, sendo considerada nosso “segundo coração”. Quando esse músculo está fraco ocasiona uma piora na circulação das pernas.

Se você tem uma herança genética forte associado com o surgimento de varizes (mãe, pai ou outros familiares com a doença), existem algumas medidas que podem ser seguidas para conseguir veias saudáveis por mais tempo durante sua vida.

A atividade física, sem dúvidas, é a principal dessas medidas, pois durante o exercício, o sangue é bombeado com mais facilidade das pernas para o coração pelos músculos das panturrilhas.

Ou seja, o risco de desenvolver varizes é no geral muito maior em quem não pratica atividade física nenhuma (sedentários) do quem em quem prática algum tipo de exercício físico. 

Além de todo o bem estar e melhora na qualidade de vida que o exercício físico proporciona.

Se você tem algum esporte ou atividade física que lhe dá prazer como Crossfit, Muay Thai, outras artes marciais, vôlei, musculação, futebol, corrida ou qualquer outra modalidade, não recomendo que deixe de praticar por três motivos:

  1. Não existe nada comprovado cientificamente que alguma atividade física específica vai piorar as varizes.
  2. Precisamos sempre analisar o nosso corpo como um todo e não apenas as varizes. Os benefícios físicos, mentais e para a sua saúde de maneira geral são muito maiores quando se pratica um esporte ou exercício que lhe dá prazer.
  3. Atualmente existem formas extremamente eficazes de manter o controle e tratar as varizes, microvarizes e vasinhos.

Dessa forma recomendo sempre atividade física para quem tem varizes e nunca proíbo nenhum tipo de exercício especifico.

Porém, pelo conhecimento do funcionamento do sistema venoso, podemos inferir que alguns exercícios podem sobrecarregar mais as nossas veias, então vou falar um pouco sobre eles e como você pode fazer para praticar qualquer atividade física com mais segurança.

Crossfit e Musculação

O Crossfit é uma prática que envolve exercícios de levantamento de peso, ginástica e aeróbico.

No levantamento de peso ocorre aumento da pressão abdominal, o que leva ao aumento da pressão das veias na perna, tornando mais difícil o retorno do sangue até o coração.

Se o Crossfit, levantamento de peso ou musculação são suas atividades físicas diárias, as dicas para minimizar o efeito prejudicial nas veias são:

  • Manter boa postura durante o levantamento de peso
  • Diminuir o peso das cargas priorizando mais repetições
  • Expirar o ar ao levantar o peso
  • Adicionar exercícios aeróbicos logo após os de levantamento como corrida ou bicicleta para ajudar o sangue a voltar a circular adequadamente
  • Utilizar meias de compressão durante o levantamento de peso também é uma excelente forma de compensar a sobrecarga

O Crossfit é uma atividade que mistura exercícios de levantamento de peso e atividades aeróbicas, portanto o impacto negativo sobre as veias seria teoricamente menor do que o levantamento de peso original.

Caminhada

É altamente recomendado por ser um exercício de baixo impacto e, quando feito de maneira correta, ajuda no fortalecimento da musculatura da panturilha, além de melhorar o retorno venoso das pernas.

Deve ser feita pelo menos 5 vezes na semana, por no mínimo 30 minutos diários.

Corrida

É uma atividade física excelente que promove intenso trabalho na musculatura da panturrilha, o nosso “segundo coração”, aumentando o fluxo de sangue das pernas para o coração.

A desvantagem, principalmente quando feita de forma excessiva, sem orientação profissional adequada e com tênis inapropriado é que pode ocorrer um maior impacto nas articulações.

Existem meias elásticas compressivas próprias para corrida que aliviam a sobrecarga nas pernas e ajudam na recuperação após o treino.

Subir escadas dá varizes?

Não existe nada comprovado que subir escada provoque o surgimento de mais varizes, o que pode acontecer é que no ato de subir escadas o corpo direciona mais sangue para que os membros inferiores tenham energia para subir os degraus e por consequência você note mais a presença das veias.

Quando não se pode praticar atividade física

Sabemos que nem todos possuem tempo para aderir a prática de exercícios físicos diários. Se você se encaixa nesse grupo eu sugiro que arranje um tempo urgente, pois a atividade física deve fazer parte da nossa rotina diária, são incontáveis os benefícios para a saúde do corpo e da mente.

Agora, se você tem alguma limitação, sugiro que procure assistência para fazer exercícios adaptados à sua realidade.

E se você não pode realizar atividade física de forma nenhuma por algum outro problema, você pode seguir todas as dicas abaixo para ter pernas mais saudáveis:

  • Enquanto estiver sentado ou de pé durante o trabalho, movimentar os pés do calcanhar até os dedos, ficando na ponta dos pés, algumas vezes durante o dia.
  • Procurar alternar estas posições sempre que possível.
  • Usar meias de compressão principalmente durante longas viagens, durante a gravidez ou quando permanecer longos períodos de tempo sentado ou de pé.
  • Evitar o uso de salto muito alto diariamente, pois a posição dos pés nestes calçados durante anos pode enfraquecer a musculatura das panturrilhas, reduzindo a capacidade de retorno do sangue das pernas ao coração.

A prática regular de atividades físicas e o controle do peso podem te ajudar tanto evitando o surgimento de novas veias doentes como melhorando os sintomas daquelas veias que já existem, aliviando a dor, peso e o inchaço das pernas, além ter tantos outros benefícios para nossa saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *