Como Evitar Varizes nas Pernas: 7 dicas do Cirurgião Vascular

Tempo de leitura: 3 minutos

Saber como evitar varizes nas pernas não é só essencial para quem já sofre com essa doença evitar o agravamento do quadro, mas também para quem tem uma história de varizes importante na família.

Sabemos que a maior responsável pelo surgimento das varizes é a herança genética passada de pais para filhos, porém podemos tomar alguns cuidados que vão evitar varizes nas pernas e diminuir a velocidade com que elas aparecem, são eles:

7 Dicas de Como Evitar Varizes nas Pernas

1. Pratique exercícios físicos

O ideal é a prática em, pelo menos, 5 vezes por semana e não esqueça de fortalecer as pernas.

O músculo da panturrilha é o principal responsável pelo retorno do sangue ao coração, quando ele está fortalecido a nossa circulação nas pernas é melhor.

2. Tenha uma dieta balanceada

O excesso de peso é um fator de risco para o surgimento dos vasinhos.

3. Evite o intestino preso

Tenha uma dieta rica em fibras (verduras, chia, amaranto, aveia…) e beba bastante líquido durante o dia.

4. Evite ficar muito tempo em pé ou sentado.

Ficar muito tempo sentando ou em pé dificulta o retorno do sangue das pernas ao coração. Após muito tempo sentado, lembre sempre de movimentar as pernas e fazer pequenos intervalos de 10 minutos para “esticar as pernas”.

O ato de caminhar leva a contração do músculo da panturrilha que bombeia o sangue das pernas, aliviando a pressão nas veias.

5. Não deixe os vasinhos acumularem

Varizes é uma doença progressiva, um vasinho/veia com problema leva ao surgimento de outros e, quanto mais postergado o seu tratamento, mais difícil ele fica e mais vasinhos vão aparecer.

O tratamento de varizes com espuma ou escleroterapia com glicose são opções bastante efetivas de tratamento.

6. Use meias elásticas medicinais

As meias elásticas podem ser prescritas pelo seu médico, elas vão diminuir a pressão do sangue dentro das veias, prevenindo o aparecimento de novas varizes, além de melhorar os sintomas. O ideal é vestir as meias pela manhã ao acordar e retirar à noite antes de dormir.

7. Descanse com as pernas elevadas

Após longos períodos em pé, o ideal é descansar com as pernas elevadas, pois assim facilita o retorno do sangue das pernas ao coração, melhorando a circulação e diminuindo a pressão nas veias.

Como Evitar Varizes na Gravidez

Como evitar varizes na gravidez

A gravidez é uma época da vida da mulher em que podem surgir mais varizes, por dois motivos:

  1. Ocorrem alterações hormonais importantes para o corpo se adaptar ao bebê que se desenvolve no útero.
  2. O aumento do útero comprime a principal veia do nosso corpo, chamada de veia cava, que se localiza mais à direita no abdome.

Quando ocorre a compressão dessa importante veia da nossa circulação pelo o útero, que aumenta de tamanho na gravidez, facilita o desenvolvimento não só varizes, mas também edema nas pernas e tromboses.

A grávida deve evitar deitar-se com a barriga pra cima ou sobre o seu lado direito, sendo a melhor maneira deitar-se sobre o seu lado esquerdo, diminuindo a pressão do útero sobre a veia cava.

Além de deitar sobre o lado esquerdo para evitar varizes na pernas na gravidez, a gestante deve seguir também todas as 7 dicas acima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *