Dor nas Pernas: O Que Pode Ser e Como Eliminar da Sua Vida

Tempo de leitura: 7 minutos

A dor nas pernas é um problema frequente na vida de muitas pessoas. O primeiro passo para eliminar esse problema da sua vida é conhecer as suas causas.

Esse sintoma tão comum pode ser causado por diversas condições, incluindo as circulatórias (problemas nos vasos sanguíneos), neurológicas (problemas em nervos), musculares, ósseas, problemas nas articulações e outras.

Dor nas pernas por problemas na circulação

Doenças que acometem os vasos sanguíneos, principalmente as veias, como varizes e veias defeituosas, estão entre as causas mais comuns de dor nas pernas.

Veias defeituosas e varizes

A dor nas pernas ao deitar, a sensação de peso (principalmente quando as pernas estão para baixo), inchaço, alterações de cor das pernas (manchas escuras), podem ser causadas por doenças venosas, principalmente as varizes, veias que se tornam tortuosas, dilatadas e alongadas, perdendo sua capacidade de levar o sangue das pernas para o coração.

A dor nas pernas em repouso que aparece mais ao final de um dia de trabalho também tem como a principal causa problemas circulatórios, varizes e veias defeituosas.

As varizes, suas causas e tratamentos disponíveis podem ser esclarecidos com o médico cirurgião vascular ou Angiologista que é especialista nos problemas da circulação.

Junte-se a mais de 5000 pessoas e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis as atualizações do blog!

Trombose venosa

Outra causa menos frequente, mais relacionada a períodos de imobilidade, como pós-operatórios, gravidez e obesidade, é a trombose venosa profunda (TVP), na qual ocorre obstrução ao fluxo das veias por um coágulo, causando dor forte na perna, principalmente na panturrilha, e inchaço (edema) nessa perna, enquanto a outra normalmente encontra-se normal.

Essa é uma condição grave que necessita avaliação e tratamento de urgência.

Problemas arteriais

Os problemas arteriais, que obstruem o fluxo do sangue que chega às pernas, geralmente estão associadas a doenças como hipertensão, diabetes, dislipidemias (colesterol elevado) e tabagismo, surgem como dor ao fazer caminhadas ou durante o esforço físico, melhorando com algum tempo de repouso com as pernas para baixo.

Dor nas pernas por problemas em nervos

A dor nas costas e pernas pode também ser causada por doenças que acometem a coluna, como hérnias de disco, que pressionam os nervos da medula espinhal, levando a dor nas costas que desce para a parte de trás das nádegas e das coxas, podendo chegar até a planta dos pés.

A dor pode ser desencadeada após esforços físicos como levantamento de pesos ou mesmo caminhadas e geralmente há sensação de formigamento ou queimação que podem ser muito intensas, em alguns casos havendo também fraqueza em uma das pernas.

Dor muscular nas pernas

Quando o problema está nos músculos, a dor nas pernas surge após alguma atividade física repetitiva ou intensa e piora durante a movimentação. Geralmente o repouso, uso de compressas mornas e uso de analgésicos comuns são suficientes para melhor o sintoma.

Dor óssea e articular

A osteoporose é a diminuição da densidade óssea, levando ao aumento no risco de fraturas, principalmente nas vértebras da coluna e nos ossos longos como das pernas.

Geralmente é uma doença lenta e progressiva, que só leva a sintomas quando ocorre desgaste intenso do osso e sua fratura espontânea. As fraturas vertebrais podem causar compressão dos nervos da medula espinhal, causando dor nas pernas como visto acima. Além disso, as fraturas dos ossos longos como fêmur da coxa, pode levar a dor intensa nas pernas.

Problemas articulares, principalmente nas articulações da bacia, joelhos e tornozelos, podem ser causados por artrite (inflamação da articulação) ou artrose (desgaste da articulação), ambos podem também levar a dor nas pernas.

No caso da artrite a dor frequentemente ocorre pela manhã e está associado a rigidez, calor e inchaço da articulação. Na artrose a dor está relacionada com a movimentação e longos períodos de caminhada ou permanência de pé, ocorrendo principalmente ao final do dia, associado a inchaço localizado na articulação.

Dor nas pernas na gravidez

A dor nas pernas na gravidez é um sintoma muito comum, relatado pelas grávidas principalmente no primeiro e no terceiro trimestres. No primeiro trimestre ocorre aumento da produção hormonal, levando a dilatação das veias de todo o corpo.

Nas pernas essa dilatação provoca dificuldade no retorno do sangue, podendo levar a dor em peso, inchaço e alterações na coloração da pele.

No terceiro trimestre, o aumento do volume do útero provoca compressão de uma grande veia do abdome chamada veia cava inferior. Este vaso importante é responsável por receber o sangue vindo das veias menores das pernas e leva-lo ao coração. Sua compressão pelo útero aumentado torna mais difícil a chegada do sangue vindo das pernas, levando a dor e aos outros sintomas semelhantes aos descritos acima.

Como tratar as dores nas pernas

Não existe um remédio para dor nas pernas que trate todas as causas ao mesmo tempo, pois cada problema tem um tratamento específico.

Dor nas pernas devido problemas na circulação

Problemas na circulação venosa

As varizes possuem diversos tipos de tratamento a depender do estágio em que se encontram. Porém, a simples mudança de hábitos podem aliviar bastante esses sintomas, recomenda-se:

  1. Não passar longos períodos em pé ou sentado, sempre fazendo pequenas pausas de 10 minutos para caminhar ou elevar as pernas.
  2. Elevar as pernas ao final do dia durante 30 minutos
  3. Uso de meias de compressão
  4. Remédios venotônicos derivados da diosmina

Em alguns casos podem ser necessário tratamentos como esclerose de varizes com espuma ou cirurgia.

Trombose venosa profunda

É muito importante consultar-se com médico angiologista imediatamente na suspeita de TVP, pois é uma doença que pode trazer grande risco à saúde. A base do tratamento é a anticoagulação, medicamentos que tornam o sangue menos propenso a formação de coágulos. Se houver contraindicação a esse tratamento, lança-se mão de outros métodos como o filtro de veia cava.

Problemas arteriais

O tratamento para esses casos consiste em controlar as doenças de base, como hipertensão, diabetes e colesterol, cessar o tabagismo, praticar atividade física com orientação médica e, nos estágios mais avançados pode ser necessário cirurgia.

Dor de origem neurológica

O uso de compressas mornas no local pelo menos 4x ao dia durante 20 minutos, além do uso de analgésicos e antiinflamatórios, desde que prescritos pelo médico, podem auxiliar. Também é importante evitar esforços físicos intensos, principalmente levantar pesos, e corrigir a postura com orientação de um fisioterapeuta.

Dor muscular nas pernas

Manter as pernas elevadas, compressas mornas e uso de analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico podem auxiliar no alívio da dor de causa muscular. Evitar esforços físicos com a musculatura acometida durante o período de dor também ajuda na melhora do sintoma.

Dor óssea e articular

Nesses casos o ideal é procurar um ortopedista ou reumatologista para diagnóstico da condição que está causando a dor nas pernas, além de tratamento adequado. Compressas mornas na articulação podem ajudar a aliviar a dor. No caso da osteoporose o tratamento também deve ser feito com medicações prescritas pelo médico.

Conclusão

Cada uma dessas doenças podem ser causa de dor nas pernas, porém de formas diferentes, por isso é tão importante a consulta médica nestes casos, para que ele possa detalhar com maior precisão esse sintoma, levando ao diagnóstico correto do que pode ser a sua causa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *