Pernas inchadas: O Que Pode Ser e Como Desinchar

Tempo de leitura: 3 minutos

Pernas inchadas? Certa vez recebi uma foto similar a de cima de um colega perguntando o que justificaria aquele inchaço (edema) que acontece sempre ao final do dia após o trabalho.

 

Essa é uma dúvida de muitas pessoas, sendo assim resolvi listar as principais causas de pernas inchadas e como desinchar.

Causas de pernas inchadas

Existem centenas de condições que podem justificar edema (inchaço) nos membros inferiores (pernas) e podem variar de condições com fácil tratamento até causas mais graves.
Deve-se analisar minuciosamente as características do inchaço para fazer a diferenciação entre as possíveis causas, como por exemplo:
  1. Edema apenas nas pernas e ao final do dia sugerem mais causas circulatórias, como as varizes.

  2. Inchaço em todo o corpo sugerem mais causas cardíacas, cirrose e causas de hipoalbuminemia (situação no qual a quantidade de proteínas é baixa no sangue).

  3. Inchaço que é pior pela manhã, principalmente ao redor dos olhos, pode sugerir problemas nos rins.

  4. Edema em que é mais difícil de “pinçar” (apertar entre dois dedos) a pele faz pensar em linfedema (um problema nos vasos linfáticos).

  5. Edema mais importante em uma perna do que na outra e doloroso, chama a atenção para casos de trombose.

São vários fatores que podem auxiliar no diagnóstico do inchaço nas pernas.

Como desinchar as pernas

Segue algumas dicas valiosas para ajudar na prevenção e tratamento do edema:
  • Tente manter sempre as pernas elevadas na hora de dormir.

  • Durante o dia, faça pequenas pausas de aproximadamente 10 minutos para descansar e elevar os membros.

  • Use meias de compressão elástica medicinais, elas só podem ser prescritas pelo seu médico, elas são extremamente eficientes em prevenir e tratar o inchaço.

  • Converse com o seu médico se não seria o caso de usar algum medicamente para reduzir o edema, existem remédios que melhoram a circulação quem podem ser usados, principalmente em períodos de inchaço mais significativo ou até diuréticos dependendo do seu caso.

  • Em viagens longas de avião, evite ficar muito tempo sentado, não esqueça de usar meias compressivas antes de embarcar e sempre que possível tente movimentar os pés e andar um pouco, nem que seja até o banheiro, só para esticar as pernas. Essa simples dicas diminui o risco de trombose.

  • Em viagens de carro, faça paradas a pelo menos cada 2 horas para “esticar” as pernas.

  • Se você não costuma ter edema e esse apareceu de repente e é doloroso, procure seu médico urgente, pode ser um caso de trombose.

  • Mantenha sempre a pressão arterial sobre controle.

  • Evite ingesta aumentada de sal, ele é um dos principais responsáveis por reter líquido no nosso corpo

  • Drenagem linfática pode ser bastante útil, principalmente nos casos de linfedema

 

Lembre-se, a principal recomendação sempre é procurar o Angiologista ou Cirurgião Vascular para melhor avaliação e tratamento dos problemas circulatórios como varizes, tromboses e linfedema.

Para inchaços de causa cardíaca ou renal os profissionais mais indicados para o tratamento são o Cardiologista e o Nefrologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *