Remédio para Varizes: Quais São e Como Agem?

Tempo de leitura: 4 minutos

Saiba como a maior parte dos remédios para varizes agem, quando estão indicados e se curam ou não esta doença, lembrando sempre que é importante consultar seu médico Angiologista antes de usar quaisquer medicações.

Quando surgem aqueles indesejados “vasinhos” nas pernas, muito comum principalmente entre as mulheres, a maioria de nós gostaria de resolvê-los com alguns comprimidos ao invés de cirurgia, não é?

O tratamento das varizes pode ser feito de diversas formas, a depender da gravidade e do estágio no qual se encontram. Podem variar desde remédios como comprimidos, passando por tratamentos com laser, aplicações de substâncias esclerosantes nas veias e até cirurgia.

O objetivo dos remédios para varizes é aliviar os sintomas, bem como tratar e prevenir complicações, além de melhorar a aparência estética das pernas por diminuir o inchaço, porém as veias dilatadas não irão sumir somente com comprimidos ou cremes.

Já falamos em outro artigo como evitar varizes nas pernas, porém, quando não tratadas no início, a tendência é que as veias defeituosas continuem a dilatar, podendo surgir inchaço nas pernas, ressecamento da pele e até mesmo feridas.

Como agem os remédios para varizes e circulação

Substâncias que agem nas veias, conhecidas como “venotônicas”, ou remédio para varizes, são utilizadas desde a década de 1960. Elas podem ser usadas na forma de comprimidos ou cremes.

O remédio para dor nas pernas e circulação melhora a sensação de peso e o inchaço nas pernas.

Eles dificultam a saída de líquido de dentro da veia para as pernas, sendo isto que causa o inchaço e também melhoram a capacidade da veia de levar o sangue de volta ao coração, evitando que ele fique muito tempo parado dentro dos vasos o que causa dor.

Essas medicações também atuam nos vasos linfáticos que são um tipo especial de circulação que ajuda na drenagem do edema nas pernas.

O tratamento com remédio de varizes tem melhores resultados nos estágios mais iniciais da doença, quando ainda não há grande inflamação nem dilatação dos vasos.

Principais remédios para varizes

Alguns remédios para varizes são os listados a seguir:

  • Diosmina + hesperidina (Diosmin, Daflon, Perivasc, Venaflon, Flavenos, Flavonid, Velunid)
  • Benzopirona (Venalot)
  • Metilxantinas (Pentoxifilina)
  • Prostaglandinas e antifibrinolíticos

Cada uma destas medicações possuem indicações adequadas, contraindicações e efeitos colaterais, devendo ser utilizadas somente quando prescritas por um médico, preferencialmente seu Angiologista.

Remédio natural e creme para varizes funciona?

Os cremes para varizes são utilizados apenas para o alívio dos sintomas, pois não possuem efeito em impedir o surgimento de vasinhos e varizes, nem a progressão da dilatação das veias ou sumir com as varizes já existentes.

São compostos geralmente por substâncias extraídas de ervas e folhas, como menta, cânfora e castanha da Índia, responsáveis pela refrescância produzida por estes produtos.

A grande maioria dos cremes para varizes não necessitam de receita médica para serem adquiridos, já que não são considerados medicações.

Os cremes para varizes podem ser prescritos por alguns angiologistas com o objetivo de auxiliar na hidratação da pele, além de a massagem ser benéfica na diminuição do inchaço e da sensação de cansaço nas pernas tão comum nos pacientes que possuem problemas na circulação.

Alguns exemplos desses produtos são:

  • Varicell
  • Goicoechea

Alguns cremes possuem substâncias medicamentosas, como a heparina e o polissulfato de mucopolissacarídeo. Nestes casos, só devem ser utilizados após avaliação médica, preferencialmente com o Angiologista.

Os cremes para varizes compostos de heparina e polissulfato de mucopolissacarídeo são indicados também para alívio dos sintomas, principalmente quando há inflamação das veias, chamadas flebites, ou para  os hematomas (manchas roxas) que surgem após traumas locais.

Alguns exemplos destes cremes para varizes são:

  • Cumarina + Heparina sódica (Venalot H)
  • Polissulfato de mucopolissacarídeo (Hirudoid, Topcoid, Fledoid)

Remédio caseiro para varizes

Alguns cremes caseiros são utilizados por quem tem varizes, esses auxiliam no edema quando associados a massagens, não sendo possível afirmar o que seria responsável pela melhora do edema, pois sabemos que a massagem, principalmente quando realizada por um profissional especialista em drenagem linfática é responsável por grande melhora no inchaço das pernas.

Os remédios caseiros (cremes) podem conter propriedades hidratantes que melhoram a pele seca comum em quem sofre com esse problema.

Como podemos ver, tanto os remédios para varizes em comprimido ou cremes não são capazes de eliminar os vasinhos ou impedir sua piora. Eles podem e devem ser utilizados, quando prescritos por um médico Angiologista, como uma forma de obter alívio dos sintomas que afetam muito o dia a dia das pessoas que possuem varizes.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *