Varizes: O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos.

Tempo de leitura: 6 minutos

As varizes são veias que já possuímos normalmente e que se tornaram defeituosas. Elas são tortuosas, dilatadas e alongadas, sendo mais comuns nas pernas, principalmente atrás do joelho.

 

CAUSAS e FATORES DE RISCO

A principal função das veias é retornar o sangue ao coração, quando temos um defeito na parede das veias ou em válvulas que se localizam dentro das veias que ajudam a realizar essa função, temos uma das principais causas para o inicio do surgimento de varizes.

varizes

Entre os principais fatores para as veias se tornarem varizes podemos citar:

  • História familiar / Genética
  • Trombose venosa
  • Estilo de vida sedentário
  • Hábitos
  • Excesso de peso
  • Gravidez
  • Fístulas entre artéria e veia
  • Sexo feminino
  • Idade avançada

História de varizes na família é um fator de risco muito importante para o desenvolvimento, estima-se que se uma pessoa possui o pai e mãe com histórico de varizes, ela tem 90% de chace de também desenvolver a doença.

A trombose venosa leva a uma obstrução do retorno do sangue ao coração o que leva ao surgimento de veias defeituosas e consequentemente varizes.

O excesso de peso pode ocasionar um aumento na pressão venosa nas pernas que impede o retorno adequado do sangue ao coração o que a longo prazo tende a danificar as nossas veias.

Hábitos de vidas sedentários tendem a levar a formação de varizes, pois sabemos que a musculatura da panturrilha é a principal responsável por bombear o sangue através das veias de volta ao coração e o fortalecimento dessa musculatura permite um melhor funcionamento da circulação venosa.

Na gravidez temos dois principais fatores que favorecem o surgimento de varizes, alterações hormonais que podem alterar a parede venosa e o útero aumentado que exerce um efeito compressivo nas veias da pelve, aumentando a pressão nas veias da perna.

Fístulas entre a artéria e a veia podem surgir em pessoas que sofreram algum tipo de trauma, a fístula é uma comunicação que se forma entre o vaso arterial e o vaso venoso, as artérias carregam o sangue em alta pressão que vai nutrir todo o nosso corpo e a veia retorna esse sangue em baixa pressão para o coração, quando se forma uma comunicação direta entre eles, a alta pressão passa das artérias para as veias levando ao surgimento de varizes

As mulheres tem 2,3 vezes mais chance de desenvolver varizes.

Sabemos que 70% dos idosos acima de 70 anos podem ter doença varicosa.

 

SINTOMAS

As doença varicosa tem como principais sintomas nos membros inferiores:

  • Dor crônica
  • Sensação de peso
  • Formigamento e queimação
  • Sensação de cansaço e fadiga
  • Coceira
  • Edema e inchaço
  • Câimbras musculares
  • Alterações de pele (lesões escurecidas)
  • Úlceras de difícil cicatrização
  • Pele ressecada e endurecida

Os sintomas tendem a piorar no decorrer do dia, sendo mais intensos no final da tarde e pela noite, geralmente aliviando quando as pernas são elevadas.

A principal causa responsável pela maioria dos sintomas é devido ao aumento da pressão venosa que leva a uma distensão das paredes das veias, aumentando a tensão nas pernas o que faz sentirmos dor.

 

TRATAMENTO DAS VARIZES

O tratamento da varizes é baseado em três principais pilares: medicamentoso, compressivo e retirada ou destruição (esclerose) das varizes.

MEDICAMENTOS

Os medicamentos usados no tratamento das varizes são para combater os sintomas, eles não levam a resolução do problema de varizes e nem previnem o seu aparecimento.

Eles combatem principalmente os sintomas de dor, pernas cansadas, sensação de peso, formigamento, edema e inchaço nas pernas.

A principal forma de ação deles é venotônica, ou seja eles melhoram o retorno do sangue das veias que está parado nas pernas ao coração, além de normalizar a quantidade de líquido que sai de dentro das veias para as pernas, melhorando o inchaço e edema.

 

PROCEDIMENTOS e CIRURGIA

Existem desde cirurgias mais invasivas até opções terapêuticas minimamente invasivas no tratamento das varizes

A escolha entre os diferentes tipos de tratamento vai depender de quatro fatores: grau da doença, peculiaridades do paciente, experiência do cirurgião vascular e após ser orientado sobre as vantagens e desvantagens de cada procedimento a preferência pessoal do paciente.

Entre os principais procedimentos, podemos citar:

  • Fleboextração cirúrgica
  • Escleroterapia
  • Espuma
  • Laser transdérmico
  • Radiofrequência

A Fleboextração ou Flebectomia  é a cirurgia convencional de varizes, nele são realizados várias incisões (cortes) na pele através dos quais as veias defeituosas são retiradas cirurgicamente uma a uma, preferencialmente realizado em veias com diâmetros maiores (acima de 3mm), apesar de todos os avanços tecnológicos, ainda continua sendo o método mais usado hoje em dia no Brasil e com excelentes resultados quando realizado adequadamente.

cirurgia de varizes

A Escleroterapia é um método no qual são injetadas substâncias que apresentam a capacidade de destruir as veias doentes, através da sua esclerose.

Ela é usada principalmente em vasos menores, as chamadas telangiectasias, que é onde apresentam o melhor resultado.

escleroterapia

A Espuma é obtida através da mistura de uma substância química que tem um alto pode de destruir as veias doentes com o ar que potencializa esse efeito dando origem a uma espuma com alto poder esclerosante.

A Radiofrequência é uma modalidade menos invasiva do que a cirurgia convencional na qual são feitos cortes quase imperceptíveis por onde é introduzido uma fibra capaz de destruir as veias por dentro.

espuma varizes

COMPRESSIVO

A terapia compressiva é grande aliada no tratamento das varizes.

As meias elásticas médicas apresentam uma compressão graduada, ou seja ela tem uma compressão maior no tornozelo e menor a medida que vai se aproximando do joelho/virilha, dessa forma ela auxilia o retorno do sangue ao coração que estava estagnado nos membros inferiores.

O uso das meias leva a uma melhora significativa dos sintomas dos pacientes.

meias compressão

 

 

Preparamos também um vídeo no YouTube, para aprofundar no assunto, segue abaixo:

Espero que tenhamos conseguido ajudar à esclarecer sobre esse problema tão comum, mas que ainda deixa tantas dúvidas.

Lembre-se sempre de procurar um Angiologista ou Cirurgião Vascular para que juntos possam chegar a melhor forma de tratamento para o seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *